-
Arquitetos: Studio Contekst
- Ano: 2023
-
Fotografias:Evenbeeld
-
Fabricantes: Aspet , Marset, Pitt Cooking, Siemens, Zucchetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente, a edificação foi concebida como duas entidades; um espaço comercial no térreo e um apartamento do proprietário no primeiro andar com acesso privativo. O térreo recebeu múltiplas funções ao longo dos anos; desde processamento de carne até oficina de carros. Entretanto, o bairro tem evoluído para a função residencial, com isso, converter o térreo em moradia foi uma intervenção lógica.
O antigo portão industrial foi substituído para permitir a entrada de luz natural desde a rua. Para isso, projetamos um portão com grades de plástico em molduras de aço que foram fixadas em guias. Essa estrutura garante privacidade e dialoga com o tijolo amarelo da fachada. No térreo, organizamos as funções diurnas. Com a malha da estrutura de concreto em mente, determinamos o layout.
As vigas de concreto foram jateadas e desempenharam um papel definidor, tanto no interior quanto no jardim. Em relação a esta estrutura, foram adicionados elementos para criar uma sala de jogos e uma lavanderia. O antigo escritório do superintendente foi transformado em um home office. A reutilização de elementos valiosos foi aplicada em grande e pequena escala neste projeto.
A iluminação da fábrica foi modificada para atender aos padrões contemporâneos e serve, entre outras coisas, como um pendente acima da cozinha. Grande parte do espaço industrial foi removido para criar um terraço e um oásis verde no coração da cidade. O terraço é 'flutuante' em direção ao jardim e as paredes de tijolo foram deixadas expostas para revelar a história do lugar.
O antigo apartamento apresentava alguns elementos art déco que foram preservados. As arcadas redondas do antigo espaço de estar 'separam' o quarto do closet no novo projeto. Também escolhemos 'inserções' para preservar outros elementos.